Marcar consulta

Médicos OralPlan - Marcar Consulta

Marque a sua

Consulta

Este é o primeiro passo do seu compromisso com a sua saúde oral. Aguardamos por si!

Tem alguma questão? Fale connosco

Implantes Dentários OralPlan

Tags:   Saúde Oral  |  Sorriso  |  Saúde Geral

Prótese removível ou fixa? Vantagens e Desvantagens

Quer seja devido a um acidente, falta de informação ou questões de saúde, a ausência de dentes é uma realidade comum para muitos portugueses. No entanto, ao considerar um tratamento, as diferenças entre as várias opções disponíveis nem sempre são claras. Existem, entre outros tratamentos, a prótese removível, a prótese fixa sobre dentes e as próteses fixa sobre implantes. Mas quais são as principais vantagens e desvantagens de cada método?

A substituição de dentes com próteses dentárias é uma das maneiras de restaurar a função mastigatória e o sorriso dos pacientes. Embora existam diversos tipos de próteses, podem ser agrupadas em duas categorias principais: as removíveis e as fixas, sendo estas últimas aplicadas sobre dentes naturais ou implantes.

Prótese removível  

A prótese removível, como o próprio nome sugere, pode ser retirada da boca facilmente a qualquer momento. Para garantir maior estabilidade, estas próteses podem ser apoiadas nos dentes naturais restantes do paciente ou, na ausência destes, diretamente nas gengivas. Esta é uma alternativa às próteses fixas e pode ser utilizada para substituir todos os dentes de um paciente.

Vantagens:

  • Facilidade de Limpeza: Podendo ser removida da boca, torna-se mais fácil de higienizar.
  • Custo Inferior: É a opção mais económica no curto prazo. No entanto, considerando os custos de manutenção e ajustes ao longo do tempo, o custo inicial pode não ser uma vantagem definitiva.

 

Desvantagens:

  • Insegurança: Por ser removível, pode deslocar-se e causar inconvenientes durante a fala ou a mastigação.
  • Eficiência Mastigatória Reduzida: Não proporciona a mesma eficiência na mastigação que os dentes naturais.
  • Necessidade de Ajustes Frequentes: As forças de mastigação estimulam a regeneração óssea. Como a prótese removível não estimula o osso da mesma forma, pode ocorrer reabsorção óssea, exigindo ajustes frequentes para que a prótese continue adequada à boca.

Prótese Fixa sobre dentes

Esta é uma opção frequentemente escolhida quando o paciente ainda possui alguns dentes que possam servir de suporte para a estrutura. Exemplos de próteses dentárias fixas incluem coroas e pontes dentárias.

Vantagens:

  • Conforto Superior: Proporcionam maior conforto por serem mais estáveis do que as próteses removíveis e são também mais esteticamente agradáveis.
  • Melhor Capacidade Mastigatória: Restauram a função de mastigação de forma mais eficiente em comparação com as próteses removíveis.
  • Maior Segurança: Oferecem maior confiança ao usuário devido à sua fixação firme, ao contrário das próteses removíveis.

 

Desvantagens:

  • Higienização Mais Complexa: Requerem mais cuidado e atenção na limpeza em comparação com as próteses removíveis.
  • Desgaste dos Dentes Naturais: Os dentes naturais usados como suporte precisam ser desgastados para acomodar a prótese fixa, o que pode reduzir a sua durabilidade

Prótese Fixa sobre implantes

Este tratamento permite a colocação de próteses dentárias através de implantes que substituem as raízes dos dentes. Essa solução pode ser utilizada para substituir de forma fixa um ou vários dentes, uma arcada completa ou até para melhorar a estabilidade e retenção de uma prótese removível.

A aplicação de implantes depende da qualidade e quantidade de osso disponível no paciente, bem como de suas características individuais.

Vantagens:

  • Estabilidade: É a solução que proporciona a maior firmeza às próteses.
  • Segurança: Ao conectar as próteses aos implantes, oferece aos pacientes a maior confiança no seu dia a dia.
  • Prevenção da Reabsorção Óssea: Ao substituir a raiz do dente, o organismo reconhece que o osso nessa área ainda tem função de suporte, estimulando-o e prevenindo a reabsorção óssea.

 

Desvantagens:

  • Cirurgia: Embora seja minimamente invasiva, realizada com anestesia e geralmente sem causar dor, é a única opção que requer uma intervenção cirúrgica.
  • Dependência da Disponibilidade Óssea: Como mencionado, a quantidade e qualidade do osso são fatores cruciais para a viabilidade do tratamento.

Prótese removível ou fixa: qual é a melhor solução?

Na verdade, não é possível dizer qual é a melhor opção para o seu caso sem uma avaliação médica prévia. A escolha do tratamento depende, entre outras coisas, da ficha clínica do Paciente, do diagnóstico do caso em específico e, claro, das suas expectativas.

Revistas as principais características de cada um destes tratamentos, o melhor é, sem dúvida, consultar o um médico dentista para poder conhecer as soluções mais adequadas para si e fazer uma escolha mais informada e consciente, optando pelo procedimento que lhe for mais conveniente. Aproveite para marcar consulta de avaliação médica, numa das nossas clínicas OralPlan e descubra como podemos transformar e cuidar do seu sorriso!   OralPlan

03 Setembro, 2024